Um blog com notícia sobre os times do Interior e Grande ABC, além de opiniões sobre os times e curiosidades.
sábado, 17 de agosto de 2013
#13 - Que time é esse? - Esporte Clube Paraguaçuense
Dessa vez, o "Que time é esse?" voltou a ser postado no sábado, e dessa vez escolhi comentar sobre um time que já foi destaque da Intermediária nos anos 90, inclusive sendo campeão dela e tendo o direito de subir para a Primeira Divisão, mas devido a várias reformulações na FPF, ele acabou não jogando a primeira divisão, suas cores são azul e branco, quando foi fundado recebeu o nome de Esporte Clube Municipal, seu último ano no profissional foi 2007, nos últimos anos surgiu notícias sobre seu retorno, mas nada aconteceu. O 13° time comentado no blog é o querido Esporte Clube Paraguaçuense, da cidade de Paraguaçu Paulista/SP.
História Fundado por funcionários da prefeitura, recebeu o nome de Esporte Clube Municipal. Com essa denominação, disputa seu primeiro campeonato profissional em 1966, pela Quarta Divisão da época (atual Série B), repetindo o feito em 1967. Entre 1968 e 1970, participa da Terceira Divisão (atual A3). Após um hiato, retorna na mesma divisão nos anos de 1975 e 1976. Entre 1977 e 1980, oscila nas divisões menores. Em 1981, surge para o Campeonato Paulista de Futebol o mesmo clube, mas com nova denominação: Esporte Clube Paraguaçuense. Com maior apoio oficial, o time participa até o ano de 1992 na Terceira Divisão. Em 1993, o "Azulão", como é mais conhecido na cidade, conquista o título de campeão da Segunda Divisão (atual A2). Contudo, o que deveria ser motivo de muita comemoração terminou em frustração, pois, neste ano, houve uma reestruturação na fórmula de disputa nas divisões organizadas pela Federação Paulista de Futebol e o Paraguaçuense não subiu. A partir de 2001, o time de Paraguaçu Paulista coleciona derrotas e descensos. Em 2007, foi sua última participação no profissional, realizou a pior campanha entre as 48 equipes que disputaram o Campeonato Paulista da Segunda Divisão daquele ano, o quarto e último nível do futebol paulista. Desde 2008, o Azulão encontra-se licenciado do futebol, sem previsão de volta. Imagens e vídeos que retratam um passado de história Outro dia fuçando no facebook, encontrei um grupo de amigos e torcedores do querido Paraguaçuense, onde postam fotos e histórias que viveram com o Azulão. Resolvi pegar e postar no blog umas fotos e vídeos do Paraguaçuense:
Entrada Estádio Carlos Affini (Foto: Pedro Luiz)
Estádio Carlos Affini (Foto: Pedro Luiz)
Coberta do Estádio Carlos Affini (Foto: Pedro Luiz)
Banco de reservas do Estádio (Foto: Pedro Luiz)
EC Municipal 1967 (Foto: Pedro Luiz)
EC Municipal 1968 (Foto: Pedro Luiz)
EC Municipal 1967 (Foto: Pedro Luiz)
EC Paraguaçuense Intermediária 1994 (Foto: Pedro Luiz)
EC Paraguaçuense 1994 (Pedro Luiz)
EC Paraguaçuense campeão da Intermediária 1993 (Foto: Pedro Luiz)
EC Paraguaçuense com um lindo uniforme (Foto: Pedro Luiz)
EC Paraguaçuense 2007, último time no profissional (Foto: Jogos Perdidos)
EC Paraguaçuense em um livro 2005 (Foto: Márcio Cordeiro)
Torcida do Paraguaçuense presente no Carlos Affini (Foto: Mário Alvim)
Carlos Affini 1998, estádio lotado! (Foto: Amarildo José)
Time Copa Estado de São Paulo 1999 (Foto: Amarildo José)
Vídeo com a narração do jogo mais importante da história do Azulão, a vitória por 4 a 1 em cima do União Barbarense, que deu o título de campeão da Intermediária de 93.
Hino do Paraguaçuense
Você encontra mais vídeos do Paraguaçuense, com imagens e narrações de jogos, entrevistas com jogadores do passado nesse canal, só clicar aqui para acessar.
Atualidade
Eis uma incógnita, pois todo início de ano vimos algumas notícias do clube se movimentando para a participação na Segundona, até mesmo, um vídeo com uma conversa de um empresário que estaria investindo no clube (Vídeo aqui) para o retorno do Azulão no futebol, mas até agora nada aconteceu, passa ano, entra ano, e o Paraguaçuense não aparece na lista de participantes do campeonato, nem nas categorias de base o clube vem participando. O que nos resta é aguardar e torcer para que esse empresário que estará no ECP nos próximos 3 anos (2012 à 2015) possa colocar o clube de novo no profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário