História
O clube foi fundado na década de 30 como mais uma agremiação do futebol amador da cidade de Caraguatatuba. No final da década de 80, a diretoria quinzista decidiu profissionalizar o time de futebol.
Disputou os campeonatos paulistas de acesso até 1992. No ano seguinte, uma crise financeira impediu o clube de disputar mais uma vez o Estadual.
Já em 1994, o clube retomou os trabalhos para disputar o Campeonato Paulista da Série B-2 e conquistou o acesso, com uma vitória em casa, na última rodada, sobre o Igarapava, por 4 a 0. Em 1995, novo sucesso na Série B1-B, com a conquista de uma vaga para a Série B1-A, ao vencer o Palmeiras, de São João da Boa Vista, por 1 a 0.
Em 1996, a vaga inédita para a Série A-3 quase foi obtida, mas um gol sofrido nos minutos finais do Garça levou o time a obter um empate e perder a chance do acesso.
Mas a grande oportunidade surgiu no ano seguinte. O XV de Caraguatatuba realizou uma grande campanha e chegou ao quadrangular final. Conquistou o vice-título e a condição de ascender a terceira divisão bandeirante.
Porém, o clube encontrou dificuldades em ampliar a capacidade de seu estádio para 10 mil lugares e a Federação Paulista de Futebol vetou a participação na Série A-3. Desta forma, o XV voltou a disputar a Série B1-A, e até 2005 intercalou campanhas medianas e ruins nas divisões menores.
Atualidade
O clube vem ampliando as melhorias na parte social, entre elas, a construção de uma quadra poliesportiva. O departamento de esporte amador, com as categorias de base, também está ativo. Sobre seu retorno ao futebol, não está descartada, porém para que isso aconteça é necessário que ocorra alguma parceria que ajude o XV em seu retorno aos gramados, pois por conta própria o clube não tem condições de voltar a jogar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário