sábado, 14 de setembro de 2013

#17 - Que time é esse? - Guarani Saltense Atlético Clube

O clube da vez é de uma cidade que já teve dois times profissionais, suas cores são vermelho e preto, o clube está fora do profissional desde 1993, seu mascote é um Índio, ameaçou voltar ao profissional em 2008, junto ao seu rival, mas só participou do Sub-20 da Segunda Divisão, atualmente suas atividades estão voltadas como clube social. Estou falando do Guarani Saltense Atlético Clube, da cidade de Salto/SP.


História

O Guarani Saltense Atlético Clube é um clube brasileiro de futebol da cidade de Salto, estado de São Paulo. Fundado em 10 de fevereiro de 1938, suas cores são rubro negra. Desenvolve também atividades como clube social. Atualmente, encontra-se licenciado da Federação Paulista de Futebol.

O Guarani Saltense teve sua origem numa reunião de uns poucos rapazes em frente à casa que hoje leva o número 499, situada à Rua José Revel, na Vila Operária Brasital. Esses elementos decidiram levar adiante a idéia de reunir, além deles, outros que vinham jogando em campos improvisados dispersos pela cidade. Os cinco idealistas eram os irmãos Mozart e Esmael de Carvalho, José Ribeiro (Zito), Luiz Zuim (Chita) e Benedito Pereira Garcia. Em conjunto e de improviso, de imediato listaram os nomes dos possíveis 22 jogadores a serem convidados a fazer parte daquela nova agremiação. No dia seguinte, Mozart trouxe ao conhecimento do grupo inicial a sua idéia de se batizar o clube de Guarani, dada a intenção que tinha em homenagear o compositor natural da cidade de Campinas, Carlos Gomes, cuja principal obra leva esse nome.

Os nomes de José Merlin, comerciante na Vila Teixeira, Ernesto Perazzo e Eloy Rigolin, estão ligados aos primeiros anos de administração do clube. Seguidas transferências de sede marcaram as três primeiras décadas após a fundação. A fixação da sede no local onde hoje se encontra, ao lado do que era sua praça esportiva, vendida e transformada em supermercado há poucos anos, ocorreu apenas em 1966. Essa mesma praça, como estádio improvisado – batizado como Juquiá, foi palco de diversas conquistas na década de 1940, época da foto a seguir, datada de 1945. Ao final dessa década, foi inaugurado equipado e nomeado Estádio Luiz Dias da Silva, rebatizado posteriormente como Estádio João de Arruda. Em termos futebolísticos, o primeiro feito significativo do Guarani foi a conquista de uma competição estadual em 1947, após ter sido oficializado perante a Federação Paulista. Dois anos depois se sagrou campeão da cidade de Salto, em cujo âmbito obteve considerável destaque nos anos 1970, conquistando seis títulos locais.

Atualidade

Houve boatos de um possível retorno do Guarani Saltense no ano de 2008, mesmo ano que seu maior rival (Saltense) retornou ao futebol, mas o Guarani apenas disputou o sub-20 da 2ª divisão, após isso não voltou mais ao futebol, nem mesmo nas categorias de base. Atualmente, o clube está mais interessado nas atividades sociais do que no futebol, portanto, as chances do GSAC de retornar ao futebol são mínimas, dificilmente veremos o clube novamente em campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário