sábado, 28 de setembro de 2013

#19 - Que time é esse? - Esporte Clube XV de Novembro (Caraguatatuba)

O clube que será falado aqui também é do litoral paulista, suas cores são verde e branco, foi fundado no dia 18 de fevereiro de 1934, desde sua fundação até os anos 80 disputava o futebol amador, a partir daí o clube resolveu se profissionalizar, já conquistou o acesso para a Série A-3 do paulista mas não jogou a divisão devido problemas na capacidade do estádio, sua última aparição no profissional foi 2005. Me refiro ao simpático Esporte Clube XV de Novembro, da cidade de Caraguatatuba/SP.


História

O clube foi fundado na década de 30 como mais uma agremiação do futebol amador da cidade de Caraguatatuba. No final da década de 80, a diretoria quinzista decidiu profissionalizar o time de futebol.
 
Disputou os campeonatos paulistas de acesso até 1992. No ano seguinte, uma crise financeira impediu o clube de disputar mais uma vez o Estadual.


Já em 1994, o clube retomou os trabalhos para disputar o Campeonato Paulista da Série B-2 e conquistou o acesso, com uma vitória em casa, na última rodada, sobre o Igarapava, por 4 a 0. Em 1995, novo sucesso na Série B1-B, com a conquista de uma vaga para a Série B1-A, ao vencer o Palmeiras, de São João da Boa Vista, por 1 a 0.


Em 1996, a vaga inédita para a Série A-3 quase foi obtida, mas um gol sofrido nos minutos finais do Garça levou o time a obter um empate e perder a chance do acesso.


Mas a grande oportunidade surgiu no ano seguinte. O XV de Caraguatatuba realizou uma grande campanha e chegou ao quadrangular final. Conquistou o vice-título e a condição de ascender a terceira divisão bandeirante.


Porém, o clube encontrou dificuldades em ampliar a capacidade de seu estádio para 10 mil lugares e a Federação Paulista de Futebol vetou a participação na Série A-3. Desta forma, o XV voltou a disputar a Série B1-A, e até 2005 intercalou campanhas medianas e ruins nas divisões menores.

Em 2006, a diretoria do XV pediu licença a Federação Paulista devido as dificuldades financeiras para manter um time profissional, dedicando se a formação de equipes de base como ação social  e atenção ás crianças dos bairros próximos em parceria com a Associação Paulista de Medicina e o Centro Universitário Módulo.

Atualidade

O clube vem ampliando as melhorias na parte social, entre elas, a construção de uma quadra poliesportiva. O departamento de esporte amador, com as categorias de base, também está ativo. Sobre seu retorno ao futebol, não está descartada, porém para que isso aconteça é necessário que ocorra alguma parceria que ajude o XV em seu retorno aos gramados, pois por conta própria o clube não tem condições de voltar a jogar.

sábado, 21 de setembro de 2013

#18 - Que time é esse? - Associação Desportiva Guarujá

O 18° clube comentado nesse blog vem do litoral paulista, suas cores são azul e branco, foi fundado no dia 12 de dezembro de 1992, no início de sua história realizou campanhas ruins, sem muito destaque, mas nos últimos anos vem surpreendendo na Segundona, chegando até mesmo perto do acesso para a Série A-3. O clube que me refiro é a Associação Desportiva Guarujá, da cidade de Guarujá/SP.


História

Em que pese as equipes da Ilha de Santo Amaro terem feitos importantes no amadorismo do litoral paulista no passado, a Associação Desportiva Guarujá é a primeira equipe profissional a disputar por muitos anos consecutivos os campeonatos regulares da Federação Paulista de Futebol. Como equipe profissional mais nova da cidade, fundada para preencher a lacuna do Esporte Clube Benfica, contou com o apoio da prefeitura para a sua jornada.

Logo após sua fundação, já disputou seu primeiro campeonato profissional, na época, na hoje inexistente Série B-3 (Sexta Divisão) do campeonato Paulista, em 1994. O time iria amargar longos anos entre série B-3 e série B-2 (Quinta Divisão). Contudo, em 1997, teve sua melhor campanha na série B-2, quase conseguindo inédito acesso para a série B-1, ou Quarta Divisão (atual Segunda Divisão).

Em 2002, com o campeonato disputado por pontos corridos, atingiu a quinta colocação, mais uma vez passando perto do acesso. Três anos mais tarde (sob nova direção), a FPF decidiu eliminar as séries B-1, B-2 e B-3, e transformar tudo em uma série só, a Segunda Divisão, divulgada pela Federação como Segunda Divisão (na realidade, Quarta Divisão) do Campeonato Paulista,time que naquele ano contava com duas promessas do futebol como Michel e Gabriel dos Santos.

No ano de 2005, a equipe fez boa campanha na primeira fase, chegando muito perto de se classificar para a segunda fase da competição, mas a vaga escapou na ultima rodada. Nada comparado ao ano de 2006, quando a equipe ficou em 12º lugar, entre 43 equipes que disputavam, e disputou a segunda fase com equipes como Penapolense, Oeste Paulista (Atual Grêmio Prudente) e Campinas Futebol Clube (Atual Sport Club Barueri).

A falta de maior apoio financeiro foi superada pelo grande apoio da sua torcida. Por coincidência, no começo de 2006, ano da melhor campanha do clube na Segundona até então, nasceu a sua torcida organizada, a "Gigantes da Ilha". A torcida teve papel importante na ótima campanha do time, que contava com jogadores como Daniel Pica-Pau, Tinho, Anderson, Gel e o goleiro China, em ótima fase.

O ADG disputou o paulistão em 2007, 2008 e 2009, sendo que apenas em 2008 conseguiu passar para a 2ª fase, e consequentemente, realizou uma partida de longa distância e bem alternativa: Ilha Solteira x AD Guarujá. Em 2010, o Guarujá se licenciou, voltando logo no ano seguinte. Logo em seu retorno, não fez feio e realizou uma campanha surpreendente na 1ª fase, conquistando a classificação para a 2ª fase, mas o clube acabou "vendendo" seu jogo para o Independente de Limeira, deixando de lado o sonho da classificação para a 3ª fase.

2012 foi um dos melhores anos para o ADG, pois o clube conseguiu ficar bem perto do acesso para a Série A-3, fazendo a melhor campanha de seu grupo na 1ª fase, outra boa campanha na 2ª fase, e chegou na 3ª fase, onde ficou entre os 16 melhores colocados. Na 3ª fase, o Guarujá caiu num grupo difícil, não resistiu e acabou sendo eliminado, ficando na 10ª colocação entre 41 times.

Atualidade

O clube acabou se licenciando em 2013 porque seu estádio ia ser reformado para ser uma das sub-sedes da Copa do Mundo do ano que vem, e sem onde mandar seus jogos acabou se afastando tanto do futebol profissional quanto das categorias de base. Mas uma notícia boa é de quase certeza da volta do clube ao paulistão ano que vem, dificilmente o ADG fica de fora novamente.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Classificação Geral do Campeonato após 3 fases

Em vermelho são os times eliminados na 1ª fase, os de laranja são os eliminados na 2ª fase, os amarelo são os eliminados na 3ª fase e os de azul são os classificados para a 4ª fase.

* - Perdeu 3 pontos no TJD por escalação irregular e por não ter computado o jogo Jacareí 1 x 1 União Mogi.
** - Perderam 3 pontos no TJD por escalação irregular.
*** - SEV/Hortolândia perdeu 3 pontos no TJD por escalação irregular.

Média de Público após 3 fases do campeonato


sábado, 14 de setembro de 2013

#17 - Que time é esse? - Guarani Saltense Atlético Clube

O clube da vez é de uma cidade que já teve dois times profissionais, suas cores são vermelho e preto, o clube está fora do profissional desde 1993, seu mascote é um Índio, ameaçou voltar ao profissional em 2008, junto ao seu rival, mas só participou do Sub-20 da Segunda Divisão, atualmente suas atividades estão voltadas como clube social. Estou falando do Guarani Saltense Atlético Clube, da cidade de Salto/SP.


História

O Guarani Saltense Atlético Clube é um clube brasileiro de futebol da cidade de Salto, estado de São Paulo. Fundado em 10 de fevereiro de 1938, suas cores são rubro negra. Desenvolve também atividades como clube social. Atualmente, encontra-se licenciado da Federação Paulista de Futebol.

O Guarani Saltense teve sua origem numa reunião de uns poucos rapazes em frente à casa que hoje leva o número 499, situada à Rua José Revel, na Vila Operária Brasital. Esses elementos decidiram levar adiante a idéia de reunir, além deles, outros que vinham jogando em campos improvisados dispersos pela cidade. Os cinco idealistas eram os irmãos Mozart e Esmael de Carvalho, José Ribeiro (Zito), Luiz Zuim (Chita) e Benedito Pereira Garcia. Em conjunto e de improviso, de imediato listaram os nomes dos possíveis 22 jogadores a serem convidados a fazer parte daquela nova agremiação. No dia seguinte, Mozart trouxe ao conhecimento do grupo inicial a sua idéia de se batizar o clube de Guarani, dada a intenção que tinha em homenagear o compositor natural da cidade de Campinas, Carlos Gomes, cuja principal obra leva esse nome.

Os nomes de José Merlin, comerciante na Vila Teixeira, Ernesto Perazzo e Eloy Rigolin, estão ligados aos primeiros anos de administração do clube. Seguidas transferências de sede marcaram as três primeiras décadas após a fundação. A fixação da sede no local onde hoje se encontra, ao lado do que era sua praça esportiva, vendida e transformada em supermercado há poucos anos, ocorreu apenas em 1966. Essa mesma praça, como estádio improvisado – batizado como Juquiá, foi palco de diversas conquistas na década de 1940, época da foto a seguir, datada de 1945. Ao final dessa década, foi inaugurado equipado e nomeado Estádio Luiz Dias da Silva, rebatizado posteriormente como Estádio João de Arruda. Em termos futebolísticos, o primeiro feito significativo do Guarani foi a conquista de uma competição estadual em 1947, após ter sido oficializado perante a Federação Paulista. Dois anos depois se sagrou campeão da cidade de Salto, em cujo âmbito obteve considerável destaque nos anos 1970, conquistando seis títulos locais.

Atualidade

Houve boatos de um possível retorno do Guarani Saltense no ano de 2008, mesmo ano que seu maior rival (Saltense) retornou ao futebol, mas o Guarani apenas disputou o sub-20 da 2ª divisão, após isso não voltou mais ao futebol, nem mesmo nas categorias de base. Atualmente, o clube está mais interessado nas atividades sociais do que no futebol, portanto, as chances do GSAC de retornar ao futebol são mínimas, dificilmente veremos o clube novamente em campo.

sábado, 7 de setembro de 2013

#16 - Que time é esse? - Clube Atlético Cananéia

O clube que vou falar se localiza no litoral sul do estado, suas cores e seu uniforme lembram o Fluminense, teve apenas uma participação no profissional nos anos 80, desde então o clube se encontra licenciado, e pelo visto nunca mais deve voltar. O clube da vez é o Clube Atlético Cananéia, da cidade de Cananéia/SP.


História

Com uma população estimada em 13.615 habitantes, a estância balneária de Cananéia teve sua história regada a conflitos e seus passos foram sendo cravados lado a lado com os da História do Brasil. Desde o Descobrimento do país até os seus primeiros 100 anos, o território de Cananéia foi palco de explorações violentas, batalhas sangrentas, escravidão e injustiça. Dessa época, vale mencionar a obscura figura de Bacharel de Cananéia (ou Cosme Fernandes, seu nome verdadeiro), vindo ao país em janeiro de 1502 e muito influente na região, famoso por possuir muitos escravos e por sua desobediência. Representando esse município tão lindo - dono da paradisíaca Ilha do Cardoso - em 1986 foi fundado o Clube Atlético Cananéia, que teve vida curta: jogou apenas uma vez no Campeonato Paulista, pela Terceira Divisão no mesmo ano de sua fundação.

Atualidade

Não tem muito o que comentar, pois da mesma forma que surgiu do nada, sumiu do nada e pelo visto, esse não deve voltar nunca mais.

domingo, 1 de setembro de 2013

#15 - Que time é esse? - Jaboticabal Atlético

O 15° time a ser comentado no blog é um clube centenário, suas cores são preto e branco, seu mascote é um tigre, ano passado realizou uma boa campanha na Segundona, ficando até mesmo perto do acesso, seus títulos foram conquistados no final dos anos 80 e início dos anos 90, com o bi-campeonato da Segundona e o título da Série A-3. Logo após o Campeonato do ano passado, o clube teve um triste fim, com boa parte do seu estádio demolido, e atualmente ninguém sabe qual será o futuro do clube, muito menos quando vai voltar ao futebol. O clube que me refiro é o Jaboticabal Atlético, da cidade de Jaboticabal/SP.

História

Fundado no dia 30 de abril de 1911, o Jaboticabal Atlético surgiu inspirado em um clube inglês, o Tottenham. O canadense Dr. Robert Todd Locke viajou para a Europa e trouxe como recordação uma camisa do time da Inglaterra. A partir daí, teve a idéia de fundar uma agremiação e dar a ela as mesmas cores da equipe estrangeira, como forma de homenagem. Com isso o preto, que representava a nobreza, e o branco, a paz, passaram a ser as cores oficiais do clube.

Em suas quatro primeiras décadas de existência, o Jaboticabal esteve disputando apenas competições amadoras, conquistando alguns títulos como o Campeonato do Oeste Paulista, em 1915, o Campeonato da 11ª Região, em 1944, e o Campeonato da 6ª Região do Interior, em 1947. E foi neste período, entre 1937 e 1938, que o clube recebeu o apelido de “Esquadrão de Aço”, ao permanecer invicto por 42 jogos.

No ano de 1955, participou pela primeira vez de uma competição profissional da Federação Paulista de Futebol, o Campeonato Paulista da Terceira Divisão (atual Série A3). No ano seguinte, foi vice-campeão do torneio, conseguindo o acesso à Segunda Divisão.

Porém, a permanência do clube na “Segundona” durou apenas quatro anos, sendo rebaixado em 1959. Em 1960, conseguiu novamente o acesso e desta vez permaneceu por mais tempo na Segunda Divisão, até 1967. A partir daí, o clube ficou por algum tempo intercalando a atividade e a inatividade nas competições profissionais.

De 1968 a 1970, não esteve inscrito em qualquer torneio da FPF, retornando em 1971 e 1972. Esteve fora dos torneios profissionais em 1973, voltou em 1974 e, novamente ficou fora em 1975. A fase seguinte, a partir de 1976, foi mais longa nas competições profissionais, quando disputou o Campeonato Paulista da Primeira Divisão (atual Série A2). Enquanto esteve afastado profissionalmente, o Jaboticabal foi campeão regional da categoria Dente de Leite, em 1970, depois de começar a dar atenção à categorias de base.

Em 1986, o clube mais uma vez esteve ausente dos campeonatos profissionais por um ano. Em 1987, disputou o Campeonato Paulista da Segunda Divisão e, nos dois anos seguintes, esteve na Terceira Divisão, mas voltou à Segundona em 1990, depois de conquistar o título da Terceira Divisão. No ano seguinte, em 1991, mais uma conquista e mais um acesso, da Segunda Divisão para a Intermediária, onde permaneceu até 1993.

Em 1994, com mudanças nas nomenclaturas das divisões estaduais, o clube passou a disputar a Série B1A (atual Segunda Divisão) e conseguiu o título do torneio em 1996, conquistando também o acesso à Série A3. Após mais um período ausente, o Jaboticabal voltou, em 2006, a disputar a Segunda Divisão do Campeonato Paulista, competição em que está nesta temporada. Em 2007, 2008 e 2009, o Jaboticabal não conseguiu passar à segunda fase da competição.

Em 2010, por dificuldades financeiras, o Jotão se licenciou do futebol, mas voltou em 2011, no ano de seu centenário, porém, realizou uma campanha ruim e não passou da 1ª fase. Em 2012, o clube realizou uma boa campanha, chegando até a 3ª fase, ficando perto da fase final, porém, logo após a sua bela campanha, teve parte de seu estádio demolido, e sem campo para jogar, o clube se licenciou.

Atualidade

Pois é, se falarmos que o Jaboticabal está vivendo a pior fase de sua história centenária não seria mentira, pois sem estádio e apoio da prefeitura, o clube se vê sozinho, com seu futuro indefinido. Isso é um resultado de uma mistura que não da certo entre futebol e política, onde consegue levar o time ao fundo do poço. Infelizmente, acho que o Jotão não volta mais ao futebol, ou se voltar, vai demorar bastante tempo, principalmente se permanecer o não apoio da prefeitura e de empresários da cidade. Um vídeo mostra mais a triste situação do Jaboticabal e a atual situação do Estádio Robert Todd Lock:

Destaques da 3ª rodada


Destaques:

- Paulistinha marca gol logo aos 19 segundos do 1° tempo, considerado o gol mais rápido do campeonato de 2013, e vence o USAC por 2 a 1, em São Carlos.
- Primavera vence e quebra o tabu de 9 jogos sem vencer dentro de seus domínios. Destaque para o enxame de abelhas que apareceu no estádio no final do jogo.
- Vingança! Após confusões na 2ª fase, Tupã se vinga em campo, derrota o Cotia FC e começa a se aproximar da classificação.
- Jogão! Atibaia e Fefecê realizam o jogo com maior quantidade de gols na rodada, mas a vitória foi do Falcão: 4 a 3.
- Fim da invencibilidade! Briosa derrota Água Santa e quebra a invencibilidade de 11 jogos sem perder.
- Vitória sem goleada! Matonense derrota a Inter de Bebedouro e dispara na liderança do grupo 15.

Resultados:

Sábado (31/08):

15h Atibaia 4 x 3 Fernandópolis
15h CA Diadema 1 x 1 XV de Jaú
19h Tupã 2 x 1 Cotia FC

Domingo (01/09):

10h Primavera 2 x 0 Tanabi
10h Portuguesa Santista 1 x 0 Água Santa
10h Paulistinha 2 x 1 USAC
10h Olímpia 1 x 1 Assisense
10h Matonense 2 x 1 Inter de Bebedouro

Classificação até o momento:


Grupo 15

1° - Matonense - 7 pontos
2° - XV de Jaú - 5 pontos
3° - Inter de Bebedouro - 3 pontos
4° - CA Diadema - 1 ponto

Grupo 16

1° - Água Santa - 6 pontos
2° - Portuguesa Santista - 6 pontos
3° - Atibaia - 6 pontos
4° - Fernandópolis - 0 pontos

Grupo 17

1° - Tupã - 7 pontos
2° - Primavera - 4 pontos
3° - Cotia FC - 4 pontos
4° - Tanabi - 1 ponto

Grupo 18

1° - Olímpia - 5 pontos
2° - Assisense - 5 pontos
3° - Paulistinha - 5 pontos
4° - USAC - 0 pontos