O vigésimo clube comentado no blog é tricolor, foi fundado em 1950, seu nome lembra um clube tradicional no início do século XX, se profissionalizou apenas em 1986, sua última aparição no profissional foi em 2008, de vez em quando aparece nos campeonatos de base e sua cidade é considerada uma das estâncias turísticas do estado de São Paulo. Estou falando do Clube Atlético Paulistano, da cidade de São Roque/SP.
História
O clube foi fundado em 1950, numa homenagem ao homônimo da capital paulista. Até 1985, o clube disputou competições amadores da cidade de São Roque.
O clube profissionalizou o departamento de futebol em 1986 e disputou pela primeira vez o Campeonato Paulista de Futebol da Terceira Divisão (atual A3). Disputou interruptamente os campeonatos estaduais de acesso até 1995, quando pediu licença a Federação Paulista de Futebol.
Em 1998, o clube voltou a disputar uma competição profissional, graças a um acordo com o São Paulo Futebol Clube. Entretanto, a parceria não evoluiu e o time voltou a ficar inativo no ano seguinte. No ano de 2001, a equipe sanroquense voltou a disputar a sexta divisão do futebol estadual, onde permaneceu até 2002.
No ano seguinte, o clube fechou uma parceria com a empresa coreana Red and Blue, que administraria todas as categorias de base do clube. Porém, o trabalho, que teve início em janeiro, durou somente seis meses e a parceria foi desfeita.
Para a temporada 2008, o Paulistano realizou uma parceria com o projeto FAE (Futuro Através do Esporte), que é coordenado pelo SINTUSP - Sindicato dos Funcionários da Universidade de São Paulo. O elenco realizou o início da sua preparação no Centro de Treinamento na USP e concluiu sua pré-temporada em São Roque. No total, foram 14 campeonatos profissionais disputados.
Atualidade
O Paulistano está nas mesmas situações que o XV de Caraguatatuba, ou seja, só retorna ao profissional se o clube conseguir firmar uma parceria. Atualmente, o clube está focado em formar times com garotos da cidade para disputar torneios regionais.